PECUÁRIA
EXPLORAÇÃO
Em 2016 a Pasto Alentejano decidiu chamar a si a responsabilidade e ser pioneira em Portugal.
Assumindo a criação da mais moderna exploração de ovinos. Devido à muita procura por parte de mercados nacionais e internacionais a empresa encontrava-se num momento determinante e assim nasceu uma das melhores exploração de ovinos da península ibérica.

A sua localização estratégica no centro do Alentejo, é uma das mais-valias desta unidade.

Permitindo-lhe estar no centro dos produtores e ao mesmo tempo a um quilómetro da unidade de abate prevenindo transportes desnecessários e diminuindo significativamente o stress causados aos animais. Fatores como a disposição e orientação geográfica das naves são pormenores que se refletem também na sanidade das infraestruturas. As naves altas e arejadas, os sistemas de abeberamento e alimentação, constituem diretas ordens de valor para os ovinos.

A exploração conta também com uma complexa rede de monotorizações que permite à equipa de veterinários definir e apurar rendimentos e resultados diariamente. Monotorizações essas como consumos de ração e água, temperaturas, níveis de amoníaco e C02, tudo para a singularidade de cada parque.

Todo o manuseamento da exploração é determinado por uma equipa de veterinários e nutricionistas animais responsáveis por assegurar as melhores condições possíveis durante todo o processo, desde o momento que os animais nascem até ao seu destino final.

Atualmente a unidade encontra-se com capacidade para cinquenta mil borregos de efetivo, e subdivide-se em três áreas. Uma zona de receção onde todos os animais são admitidos e devidamente organizados. Uma zona de desenvolvimento onde os animais ficam cerca de trinta a sessenta dias e finalizam numa zona de retirada.

Todas estas zonas estão devidamente identificadas e adaptadas para as diferentes fases do processo de evolução do borrego.

Todo o processo de construção e constante desenvolvimento da exploração, conta com o know-how de três gerações na área dos ovinos e uma dedicação absoluta e total de todos os colaboradores da empresa.